29/09/2023 | Sexta-feira | 11h53

Com apoio da Unimed, é lançado o “Itaqui no Portal da História” de Paulo Santos e Gracco Bonetti

Obra lançada nesta quinta-feira conta história de locais e personagens que maracram Itaqui

Foto: Juliano Romero Cabral

Aconteceu no foyer do Teatro Prezewodowski, na noite de quinta-feira (28/9), o lançamento e sessão de autógrafos do livro “Itaqui no Portal da História” (Acervus, 236 páginas) de autoria do professor e pesquisador Paulo Santos com ilustrações de Gracco Bonetti. A obra foi patrocinada pela Unimed que completou 30 anos de atuação no município, em novembro de 2022.

O prefeito Leonardo Betin; a primeira-dama Renata Gavarone; o vice-prefeito Clóvis Ravarotto Côrrea; a secretária de Esporte, Cultura, Lazer e Turismo (SMECULT), Maricê Del Fabbro; e o secretário adjunto da pasta, Vicente Guterres, prestigiaram o lançamento conduzido pelo médico e presidente da Unimed Itaqui, Lauro Luiz Hendges.

O público do evento era formado, em sua maioria, por estudantes, médicos, professores e profissionais de imprensa.

A Obra

‘Itaqui no Portal da História’ apresenta o brilhante trabalho de pesquisa do professor de língua portuguesa e pesquisador Paulo Santos e ganhou os traços do publicitário e ilustrador Gracco Bonetti.

O leitor encontrará histórias e estórias guardadas na memória oral e escrita. É a narrativa construída com fatos e “uma dose homeopática de ilações do imaginário e, por que não, uma picada picante de não-verdades. São os acervos da oralidade”, conforme descrição da contracapa.

Com prefácios do presidente da Unimed Itaqui, Lauro Hendges; do presidente da Unimed Federação/RS, Nilson Luiz May; e “Na Cancela”, poesia de João Sampaio, a obra é divida em três partes: Parte I – Cronologia histórica: espaços referenciais; Parte II – Atores e cenários históricos do passado; Parte III – Histórias à beira mate.

Interessados em adquirir o livro devem entrar em contato com o número (55) 9 9101 7815.