19/09/2023 | Terça-feira | 18h42

Desfile Farroupilha Solidário iniciará às 9h desta quarta-feira

Foto: Divulgação / Juliano Romero Cabral

A Comissão Organizadora da Semana Farroupilha (Cosfa) e a Secretaria Municipal de Esporte, Cultura, Lazer e Turismo (SMECULT) realizam, nesta quarta-feira (20/9), na Rua Dom Pedro II, entre as ruas Felipe Nery de Aguiar e 20 de Setembro, o desfile comemorativo à Revolução Farroupilha, também chamada de Guerra dos Farrapos (1835-1845). O início está previsto para as 9h.

Ao todo, conforme a programação divulgada pela Cosfa, participarão 29 entidades, incluindo a Secretaria Municipal da Saúde (SMS). Sendo que 23 representações concorrem ao troféu Manoelito de Ornellas.

Neste ano, o tema dos festejos farroupilhas é o “Centenário da Revolução de 1923” e o patrono é o declamador, radialista e barbeiro, Maximiliano Soares (Candacho).

Desfile Solidário

Em 2023, a SMECULT e Cosfa decidiram não realizar a Reculuta Solidária, prevista para ocorrer no último sábado (16/9), e agregar a ação solidária com o Desfile Farroupilha de 20 de setembro.

Um grupo de peões e prendas estará arrecadando alimentos e agasalhos ao longo do desfile. Também haverá pontos espalhados no trajeto. O pedido é para que quem for assistir a passagem dos cavalarianos contribua com a doação de mantimentos e roupas. Toda a arrecadação será encaminhada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Habitação (SMDSH) e destinada para quem foi atingido pela enchente em Itaqui.

Outra novidade é de que o valor em dinheiro da premiação, de R$ 6 mil, será utilizado para compra de alimentos e produtos de limpeza às famílias afetas pelas inundações, na primeira semana de setembro, no Vale do Taquari.

Confira a ordem do Desfile de 20 de Setembro:

1º - Comissão Organizadora da Semana Farroupilha - COSFA
2º - Invernada Loco de Bagual – CAPS Mentes Brilhantes