28/09/2023 | Quinta-feira | 10h17

Eleição do Conselho Tutelar de Itaqui ocorre neste domingo (1º)

Por Juliano Romero Cabral

Foto: Divulgação / Juliano Romero Cabral

Os eleitores de Itaqui vão às urnas, no próximo domingo (1º/10), para escolher os cinco conselheiros tutelares municipais para o mandato de 2024/2027. São nove candidatos aptos concorrentes. Para votar, o eleitor precisa apresentar documento com foto e o título eleitoral. Nesta eleição, cada eleitor deverá votar em um único candidato.

A eleição é realizada pela Comissão Especial Eleitoral (CEE) do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) em parceira com o Cartório Eleitoral de Itaqui (24ª Zona Eleitoral). A votação ocorrerá em cinco escolas, três na área urbana e duas no interior. Haverá transporte disponível, gratuitamente, para todos os eleitores.

Cidadãos maiores de 16 anos sem nenhuma irregularidade no título de eleitor poderão ir até o colégio eleitoral de sua seção, entre às 8h e às 17h, e votar em um único candidato. O Conselho Tutelar é um órgão responsável por zelar pelos direitos da criança e do adolescente.

A apuração dos votos ocorrerá, a partir das 17h, no Salão Paroquial. A posse dos eleitos acontecerá em 10 de janeiro.

Quem são os candidatos e os números:

Benjamim da Silva Filho – 22
Daiane da Silva Chaves – 33
Elisiane Machado Pereira – 53
Ilma Pereira Bolzan – 15
Janete Spindola da Fonseca de Mello – 12
Patricia Manzoni Vieira - 35
Roselise Guterres Cabral – 14
Silvana Athaide Rocha – 27
Patrick Nunes Morales – 50

Onde votar?

- Votam no Instituto Osvaldo Cruz as seções dos colégios eleitorais:

Colégio Santa Teresa de Jesus (Copais)
Escola Felipe Nery de Aguiar
Escola Otávio Silveira
Escola Roque Degrazia
Escola Técnica Itaquiense
Escola Vicente Soles
Instituto Osvaldo Cruz

- Votam no Colégio Estadual São Patrício as seções dos colégios eleitorais:

Colégio São Patrício
Colégio São Patrício Anexo A
Escola Aníbal Loureiro
Escola Aureliano Barbosa
Escola José Gonçalves da Luz

- Votam na Escola Profª Odila Villordo de Moraes as seções dos colégios eleitorais:

Escola Profª Odila Villordo De Moraes
Escola Profª Ulisséa Lima Barbosa Escola Getúlio Vargas
Escola Ranulfo Lacroix
Escola Tito Correa Lopes

Votação no interior:

- Tuparaí - Escola Luiz Sanchotene

- Itaó - Escola Osório Braga

Transporte Urbano

O coletivo urbano, sem cobrança de tarifa, trafegará na Rota 2, a mesma utilizada diariamente na maioria dos horários. Com saída da Ampara (antigo prédio do Hospital, no bairro Cerrinho Dois Umbus), nos seguintes horários: 8h, 9h, 10h, 11h, 13h, 14h, 15h e 16h. Passando pelo Bairro Promorar, mais distante da saída, às 8h25, 9h25, 10h25, 11h25, 13h25, 14h25, 15h25 e 16h25, respectivamente.

Transporte Rural

1 – Saída 7h e 13h: Bela União
Passando por: Curuçu e Passo da Cachoeira
Destino: Escola Osório Braga (Retorno 10h e 16h)