24/10/2023 | Terça-feira | 11h40

Em meio a cheia do rio, escolas tornam-se abrigos e não deixam de alimentar alunos

Otávio Silveira é uma das escolas que recebe desabrigados e mamtém alimentação de alunos

Foto: Letícia Licker

A Prefeitura de Itaqui, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), implantou nas escolas municipais de ensino fundamental Vicente Solés e Otávio Silveira abrigos temporários para famílias afetadas pela enchente do rio Uruguai. O Ginásio Humberto de Alencar Castelo Branco (Castelão) também está com pessoas desabrigadas.

Os educandários com famílias flageladas estão sem aulas presenciais, somente com atividades remotas. Já as escolas de ensino fundamental Getúlio Vargas e as de educação infantil Nossa Senhora Aparecida e Maria Candida precisaram retirar todos os móveis e suspender as aulas presenciais devido ao avanço das águas. A escola Getúlio manterá atividades remotas para todos os alunos, inclusive os matriculados na Educação de Jovens e Adultos (EJA).

A pasta decidiu manter a alimentação escolar aos alunos, com disponibilização de almoço e janta, aos matriculados nas escolas de ensino fundamental sem aulas presenciais. A alimentação é servida nos refeitórios das escolas Otávio Silveira e Vicente Solés.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Habitação (SMDSH) está realizando a distribuição de kits alimentares para os desabrigados e desalojados. A pasta (antiga Assistência Social) é responsável pelo aporte nutricional dos flagelados, tanto para doação quanto para arrecadação. Já o CRAS Acolher está administrando a doação de roupas e cobertores aos atingidos pela inundação.

Número de pessoas nos abrigos temporários:

Ginásio Castelão: 28 pessoas
Vicente Solés: 25 pessoas