26/10/2023 | Quinta-feira | 13h21

Itaqui coletou 563 bolsas de sangue em seis meses

Prefeito Loenardo Betin e a responsável pela Agência Transfusional, Miti Belmonte

Foto: Juliano Romero Cabral

O prefeito Leonardo Betin recebeu, em seu gabinete, na manhã desta quinta-feira (26/10), a visita da responsável pela Agência Transfusional de Sangue do Hospital São Patrício de Itaqui (HSPI), Miti Belmonte.

O chefe do Executivo recebeu os números das campanhas de coleta de sangue que são realizadas quase todos os meses na instituição hospitalar em conjunto com o Hemocentro Regional de Algrete.

A cada campanha de coleta são disponibilizadas em média 100 fichas. Entre fevereiro e setembro, com exceção de abril e julho, foram coletados 563 bolsas de sangue. Em Itaqui, na maioria das coletas, as metas são alcançadas.

A Unidade de Coleta e Transfusão de Sangue do HPSI está sendo modernizada e ampliada através de uma grande ação do Lions Clube de Itaqui que destinou R$ 187,5 mil para a obra.

Como a Prefeitura de Itaqui é parceira na divulgação dos dias de coletas de sangue, Miti já anunciou as próximas datas: 16 de novembro e 13 de dezembro, das 9h às 13h.

Sobre a doação de sangue:

• Até quatro vidas podem ser salvas com uma doação;

• Todos os tipos de sangue são bem-vindos, mas O- e O+ são os mais necessários;

• Para doar, basta estar saudável, ter entre 16 e 69 anos, pesar pelo menos 50 quilos e não ter ingerido bebidas alcoólicas 12 horas antes da doação. Inclusive, hipertensos com pressão arterial controlada e diabéticos também podem doar.