18/10/2023 | Quarta-feira | 23h12

Rio Uruguai deverá voltar a subir nesta quinta

Por Juliano Romero Cabral

De segunda para quarta-feira manancial teve baixa no nível de 16cm

Foto: Juliano Romero Cabral

A Defesa Civil de Itaqui informa que nível do rio Uruguai recuou para 9,89 metros, conforme atualização das 22h15, desta quarta-feira (18/10), após ter atingido o pico de 10,10 metros na última segunda-feira. Apesar de baixar 21cm, a previsão é que o manancial volte a subir gradualmente devido à elevação dos níveis no curso acima do município.

Conforme o Boletim de Alerta Hidrológico do Serviço Geológico do Brasil, atualizado às 20h, o rio Uruguai subiu, em 24 horas, 31cm em São Borja, 3,41 metros em Garruchos e 5,83 metros em Porto Mauá, respectivamente, pontos acima de Itaqui.

No noroeste do Rio Grande do Sul, em municípios mais acima da bacia do rio Uruguai, o nível das águas já está baixando, como em Itapiranga (menos 1,34 metros em 12h) e Alto Uruguai (menos 43cm em 6h). Já, em Porto Mauá, que está em situação de inundação, a crescente perde força.

Desde que o rio atingiu a cota de inundação de 8,30 metros, em 9 de outubro, a Defesa Civil contabiliza 257 pessoas atingidas, sendo 235 desalojadas que tiveram volantes tracionadas ou foram para casa de familiares e 22 desabrigadas que estão ocupando o Ginásio Castelo Branco (Castelão).