22/11/2023 | Quarta-feira | 12h29

Governo Federal reconhece Situação de Emergência de Itaqui

Situação de Emergência foi homologada pelo Estado e reconhecida pelo Governo Federal

Foto: Juliano Romero Cabral

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, publicou nesta quarta-feira (22/11) no Diário Oficial da União (DOU; Edição 221, seção 1 e página 56) o reconhecimento da Situação de Emergência pela inundação no município de Itaqui.

A Situação de Emergência também já havia sido homologada pelo Estado do Rio Grande do Sul, em 31 de outubro. A Prefeitura de Itaqui declarou a situação através do Decreto Municipal nº 8.897, em 17 de outubro.

A cheia do rio Uruguai perdura desde o começo de setembro, registrou o pico de 12,61 metros acima do nível em 25 de outubro - medida que poderá ser superada já nesta quarta-feira. A cota de inundação do manancial em Itaqui é de 8,30 metros.

Cerca de 400 moradias afetadas, somando casas fixas atingidas e volantes tracionadas, o número de desalojados e desabrigados chegou a, aproximadamente, 1,2 mil pessoas. Neste período de cheias, em dois momentos aconteceram bloqueios da ponte sobre o rio Ibicuí, suspensão de travessias por balsas nos rios que limitam o município, na cidade e no interior. Além do bloqueio em estradas vicinais e o prejuízo no setor primário da economia.

O reconhecimento da situação pelo Governo Federal facilita para o município buscar recursos emergenciais.