20/11/2023 | Segunda-feira | 16h51

Itaqui celebra Dia da Consciência Negra com caminhada e ato na Praça

Vice-prefeito Clóvis acompanhou a comunidade escolar do Cesp da escola até à Praça Marechal Deodoro

Foto: Juliano Romero Cabral

Nesta segunda-feira, 20 de novembro, é celebrado o Dia Nacional de Zumbi dos Palmares e da Consciência Negra. Em Itaqui, o Colégio Estadual São Patrício (Cesp), com o apoio das secretarias municipais de Desenvolvimento Social e Habitação (SMDSH) e de Esporte, Cultura, Lazer e Turismo (SMECULT), promoveu a 10ª Caminhada da Consciência Negra e o ato alusivo à data na Praça Marechal Deodoro em frente ao Teatro Prezewodowski.

Nesta edição, a professora Rosane Queiroz foi a homenageada – ela quem idealizou e projetou a caminhada.

O evento também contou com a participação do vice-prefeito Clóvis Ravrotto Corrêa, do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas da Universidade Federal do Pampa (NEABI Diva Rodrigues) e o Leo Clube de Itaqui.

O público também pode prestigiar a Exposição Itinerante Personalidades Negras do Museu Júlio de Castilhos, de Porto Alegre, em parceria com a Associação Cultural G Cultura Africana que apresenta dez personalidades negras. A exposição segue aberta ao público, das 8h às 12h e das 14h às 17h, até quarta-feira (22/11), no foyer do teatro, quando ganha a participação de Mestre Cica de Oyó com a roda de conversa sobre “O Batuque de Oyo” e a produtora cultural Luh D’Yemanjá.

DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA ITAQUI 2023