06/11/2023 | Segunda-feira | 21h10

SAMAI ultrapassa mil castrações de cães e gatos em um ano

Registro do prefeito Leonardo Betin, vice-prefeito Clóvis Ravarotto , secretário Lucian e secretário adjunto Gian Berro junto aos veterinários da SAMAI em um dia de castrações no CastraMóvel

Foto: Arquivo / AsCom PMI

A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (SAMAI) ultrapassou a marca de mil castrações em cães e gatos em quase um ano de execução do Programa Produz SAMAI – Eixo de Bem-Estar Animal.

Desde que o projeto de castrações foi iniciado, em 10 de novembro de 2022, 1.051 animais passaram pelo procedimento. Para atender todo este número foram necessários recursos próprios da pasta, colaboração do Governo do Rio Grande do Sul com o Programa “Melhores Amigos – Bicho sente como gente” e indicação de emenda impositiva da vereadora Daniela Sanchotene (MDB).

Os procedimentos são realizados em clínicas veterinárias e também pelos veterinários da própria SAMAI que atuam no CastraMóvel – unidade móvel de castração. Passam pelo procedimento cães e gatos que estão sob a tutela dos grupos de proteção animal e de famílias inseridas no Cadastro Único (CadÚnico).

A pasta divulgou os números detalhados de castrações que somam 1.051 atendimentos:

- 615 cadelas;
- 334 gatas;
-102 machos, entre cães e gatos.

“A secretaria está com as agendas cheias, tanto na clínica como no CastraMóvel, até o final do ano e seguiremos oferecendo este serviço à comunidade. Devemos reabrir na segunda quinzena de janeiro, além disso gostaria de agradecer a colaboração de todas as ONGs e associações que trabalham em parceria com a pasta”, destacou o titular da SAMAI, Lucian Del Fabbro.