27/12/2023 | Quarta-feira | 19h44

Caixa libera Saque Calamidade para afetados pela enchente em Itaqui

Foto: Divulgação / Juliano Romero Cabral

Após a remessa dos documentos pertinentes por parte da Prefeitura de Itaqui, por meio dos Setores de Cadastro Imobiliário e Coordenadoria da Defesa Civil, a Caixa Econômica Federal está disponibilizando a oportunidade de saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para trabalhadores itaquienses que foram afetados pela enchente do rio Uruguai entre setembro e início de dezembro.

Para ter acesso, basta o trabalhador baixar e acessar o aplicativo FGTS (disponível na PlayStore) e ter em mãos os seguintes documentos:

1. Documento de identificação pessoal (RG, CNH, Carteira de Trabalho, Identidade Profissional, Passaporte);
2. Comprovante de residência em nome do trabalhador (conta de luz, água, telefone, gás, fatura de internet e/ou TV, fatura de Cartão de Crédito, entre outros), emitido nos 120 dias anteriores à data do decreto municipal da calamidade em decorrência do desastre natural;
3. Selfie com o mesmo documento de identificação, apresentando lado da foto;

O prazo para análise por parte da instituição é de cinco dias úteis. Se preenchidos os requisitos por parte do trabalhador, o saque é liberado.

O valor máximo de saque é de até R$ 6.220,00, a depender da existência de saldo da conta de FGTS.

O prazo para o segurado efetuar o saque calamidade é até 20 de fevereiro de 2024. O procedimento é inteiramente online.

Mas a agência local da Caixa está à disposição para orientar e resolver eventuais problemas no acesso e liberação.