07/12/2023 | Quinta-feira | 10h11

Itaqui debateu propostas para a cultura na 2ª Conferência Municipal

Conferência ocorreu no teatro Prezewodowski

Foto: Juliano Romero Cabral

A Prefeitura de Itaqui, por meio da Secretaria Municipal de Esporte, Cultura, Lazer e Turismo (SMECULT), e o Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC) promoveram a 2ª Conferência Municipal de Cultura de Itaqui, na noite de terça-feira (5/12), no Teatro Prezewodowski.

O prefeito Leonardo Betin, a titular da SMECULT, Maricê Del Fabro, o secretário adjunto, Vicente Guterres, e os vereadores Elian Belous (PL) e Susana Diatel Almeida (PP), e o vice-presidente do CMPC, José Rodrigues, foram algumas das autoridades que participam do evento.

A SMECULT aproveitou para apresentar o avanço do calendário cultural de Itaqui nos últimos anos, os valores captados pelo Executivo para eventos culturais e editais de valorização das pessoas que promovem a cultura no município.

Na oportunidade, foram debatidos os cinco eixos:

Eixo 1 – Institucionalização, Marcos Legais e Sistema Nacional de Cultura;
Eixo 2 – Democratização do acesso à cultura e Participação Social
Eixo 3 – Identidade, Patrimônio e Memória;
Eixo 4 – Diversidade Cultural e Transversalidades de Gênero, Raça e Acessibilidade na Política Cultural;
Eixo 5 – Economia Criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade;
Eixo 6 – Direito às Artes e às Linguagens Digitais.

O ator e um dos coordenadores do Espaço Arte & Saber, Carlos Vinícius Lima Molina, foi eleito o delegado que representará o município na 6ª Conferência Estadual de Cultura, em 25 e 26 de janeiro de 2024, em Porto Alegre. Já a 4ª Conferência Nacional de Cultura está prevista para ocorrer de 4 a 8 de março do próximo ano.