04/05/2024 | Sábado | 20h18

Em Itaqui, rio Uruguai transborda e 16 volantes são tracionadas

Ponte Seca e 24 de Maio foram os primeiros bairros atingidos pela cheia do rio Uruguai

Foto: Juliano Romero Cabral

O rio Uruguai atingiu a cota de inundação no final da tarde deste sábado (4/5), em Itaqui. Conforme o Serviço Geológico do Brasil (SGB), o nível está em 8,35 metros. Durante o dia, a Defesa Civil iniciou o trabalho de tracionamento de casas volantes, 16 foram arrastadas para locais mais altos e seguros, nos bairros Ponte Seca e 24 de Maio. O número de pessoas desalojadas – como estão incluídos os moradores de casas móveis - chegou a 25.

A Secretaria Municipal de Obras, Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano e Rural realiza o tracionamento das volantes, a distribuição de banheiros químicos e a manutenção da rede elétrica para abastecer os novos círculos de moradias móveis de madeira.

A partir das 7h deste domingo (5/5), o Gabinete de Crise da Defesa Civil estará funcionando na sede da Prefeitura de Itaqui para o recebimento de demandas e organização das ações preventivas. O Ginásio Castelo Branco (Castelão) já está apto para receber famílias desabrigadas, caso seja necessário. Segundo o Boletim de Alerta Hidrológico do SGB, no começo da manhã o rio atingirá a marca de 8,75 metros.

O telefone para contato da Defesa Civil de Itaqui é o (55) 9 8429 4782.

Na bacia, o rio já começou a baixar em Itapiranga, Tiradentes do Sul e Porto Mauá, no Alto Uruguai. Mas segue em elevação entre Porto Lucena e São Borja, cidades acima de Itaqui.